Minicursos

8h – 10h30

01- “Genética na conservação de animais marinhos” (Teórico e prático) – Dr. Fernando Fernandes Mendonça – UNIFESP

VAGAS ESGOTADAS

Ementa
Este curso apresentará as diversas aplicações práticas atuais da genética em diferentes contextos no ambiente marinho, com recursos para a exploração pesqueira sustentável, caracterização de estoques diferenciados, estatística pesqueira, fiscalização da captura e comércio, identificação de novas espécies e conservação.

02-“Mamíferos aquáticos: pesquisa e conservação” – Prof. Dra. Carolina Bertozzi – Instituto de Biociências da UNESP e Biopesca

VAGAS ESGOTADAS

Ementa
O minicurso abordará uma introdução aos mamíferos aquáticos, focando na classificação, adaptações e aspectos relacionados a pesquisa e conservação.

03- “Conservação com Ênfase a Restinga” – Prof. Dra. Mara Angelina Galvão Magenta – UNISANTA

Vagas restantes: 21

Ementa
Efeitos da fragmentação na vegetação; fragmentos de habitat e conservação; manejo de paisagens fragmentadas; vulnerabilidade à extinção; prioridades para proteção; conservação em áreas não protegidas; recuperação ambiental; legislação ambiental.

04- “Direito Ambiental” – Dra. Alessandra Aloise de Seabra – UCA/Espanha; Universidade de Aveiro/Portugal

Vagas restantes: 16

Ementa
Direito do Ambiente: conceitos, princípios, objetos, instrumentos legais. Tutela constitucional do ambiente. Política Nacional do Meio Ambiente. Aspectos jurídicos do licenciamento ambiental. Principais meios judiciais de proteção ambiental. Instrumentos processuais: ação civil pública, ação popular ambiental e ação de responsabilidade civil. Métodos alternativos extrajudiciais: compromisso de ajustamento de conduta e mediação. O Direito Penal do meio ambiente. Dano ambiental: caracterização e possibilidades de reparação. Responsabilidade do Estado por danos ambientais. Estudos de Caso: (1) Impactos socioambientais da indústria petrolífera e parapetrolífera em zonas costeiras; (2) Exploração oceânica de crostas ferromanganesíferas – Elevação do Rio Grande.

05- “Luzes da lua, fauna de profundidade” – Dr. Alfredo Carvalho Filho – FISH BIZZ LTD

VAGAS ESGOTADAS

Ementa
Além explorar detidamente o tema “Peixes” pretendo não necessariamente nessa ordem: 1. Dar pinceladas sobre outros organismos de águas profundas; 2. Comentar sobre as condições ecológicas e físicas do ambiente específico; 3. Apresentar os esforços de exploração que foram realizados recentemente, no passado mais distante, e que estão em curso; 4. Discorrer sobre a pesquisa que desenvolvemos com o TAMAR; 5. Abordar o futuro da exploração comercial sustentada desse gigantesco (o maior do planeta) e desafiador ambiente.

06- “Ecologia e conservação de peixes marinhos” (Teórico e prático) – Dra. Carolina Siliprandi – Instituto Oceanográfico da USP

VAGAS ESGOTADAS

Ementa
A biodiversidade está diminuindo no mundo todo devido impactos antropogênicos. Os peixes estão entre os organismos mais ameaçados devido seu uso como recurso alimentar. Se faz necessário o conhecimento da diversidade e riqueza. O conhecimento inclui entender a interação dos peixes com os distintos habitats; como respondem comportamental e fisiologicamente a fatores bióticos e abióticos; estratégias de crescimento, reprodução e sobrevivência; quais adaptações morfológicas são encontradas nos diferentes tipos de ambientes; e, finalmente, como o homem atua no declínio das pescarias e o na conservação das espécies.

07- “Poluição aquática, ecotoxicologia e diagnóstico de qualidade ambiental” – Dr. Luis Felipe de Almeida Duarte – UNIFESP; MSc. Fernando Sanzi Cortez e MSc. Fabio Pusceddu – UNISANTA

VAGAS ESGOTADAS

Ementa
Os ambientes aquáticos têm sofrido a influência de diversos impactos antrópicos, principalmente em função dos despejos de efluentes domésticos e/ou industriais não tratados. O maior volume atual observado tem impactado os ecossistemas de uma maneira drástica. Em concentrações tóxicas, os poluentes dos efluentes podem levar a uma redução na biodiversidade, extinguir espécies menos tolerantes, desestruturar ecossistemas e, não menos importante, causar danos subletais bioquímicos, genéticos, celulares, histológicos, fisiológicos, imunológicos e/ou reprodutivos. A proposta do minicurso é abordar os assuntos que contextualizem tal problemática, bem como apresentar formas de diagnosticar a qualidade ambiental aquática, a saber: introdução à ecotoxicologia; conceitos e definições; poluição aquática; principais classes de contaminantes; destino dos contaminantes nos organismos e no ambiente; efeitos dos poluentes nos organismos, populações e comunidades; organismos indicadores de qualidade ambiental; testes ecotoxicológicos com organismos dulcícolas e marinhos; relações dose/resposta; avaliação e identificação da toxicidade de efluentes; monitoramento e métodos integrados de avaliação ambiental; amostragem em campo e armazenamento de amostras; poluentes emergentes; e aspectos legais. O curso se encerrará apresentando os biomarcadores como ferramentas atuais de prognóstico ambiental, pois são considerados indicadores pré-patológicos por terem a capacidade de detectar disfunções biológicas em resposta a um estressor antes que ocorram problemas populacionais ou ecológicos. A consorciação destas informações possibilitará aos participantes uma visão holística sobre a atual problemática global de poluição aquática a que estamos passando e evidenciará uma grande área de gestão e pesquisa para os alunos.

08- “Tubarões e raias: pesquisas não-letais para conservação” – MSc. Alexandre Rodrigues e Mestranda. Bianca Rangel – IP e IB-USP

VAGAS ESGOTADAS

Ementa
O minicurso tem por objetivo discutir os métodos de pesquisa com elasmobrânquios utilizados atualmente no Brasil e as ferramentas inovadoras e tecnologias atuais, adaptadas para estudos mais éticos e não letais. Apresentar os conceitos básicos da biologia e ecologia dos elasmobrânquios, bem como os impactos das ações antrópicas e as medidas necessárias para a conservação desses animais altamente ameaçados.

09- “Panorama da Aquicultura no Brasil” – Dra. Olivia Cristina Camilo Menossi – UNISANTA

Vagas restantes: 29

Ementa
O Brasil abriga 12% da água doce disponível no planeta e um litoral com mais de oito mil km, conferindo um enorme potencial para a aquicultura de espécies marinhas e de água doce. Entre os anos de 2003 e 2013, o consumo de pescado cresceu em 100%, indicando a grande demanda para a produção de peixes e outros organismos aquáticos. Porém, no Brasil, a piscicultura é realiza de maneira insipiente e é insuficiente para atender o mercado interno e externo. A tecnificação da piscicultura, além de promover o aumento na produção, o que gera direta e indiretamente novos empregos, pode auxiliar a minimizar os impactos ambientais causados pela sobrepesca, e também, contribuir para repovoamentos de peixes em ambientes impactados ou preservação de espécies ameaçadas.

10- “Ecologia de Algas Marinhas Bentônicas” – Dr. Guilherme H. Pereira-Filho / Dra. Priscila C. Veras – IMar/Unifesp

Vagas restantes: 24

Ementa
Importância e aspectos ecológicos do ambiente bentônico marinho. Principais técnicas de descrição de comunidades marinhas bentônicas. Origem, relações evolutivas e características dos grupos de algas marinhas bentônicas (Chlorophyta, Ochrophyta (Phaeophyceae) e Rhodophyta). Principais técnicas de análise de dados ecológicos para comunidades dominadas por algas marinhas. Aproveitamento econômico das algas marinhas bentônicas: principais produtos e suas aplicações.

11- ” Snorkeling e Mergulho Livre com Segurança” (Teórico e prático). Os participantes precisam trazer: MÁSCARA, NADADEIRAS E SNORKEL. – Rogério Pelegrino, Doutorando Eduardo Malavasi, Biol. Luana Félix – Projeto Educar para o Mergulho

Vagas restantes: 11

Ementa
Apresentação do Projeto Educar para o Mergulho; sua criação; motivação; público alvo. Introdução teórica a prática do Snorkeling e Mergulho Livre em águas doce e salgadas; sobre equipamentos; riscos inerentes da atividade; como colocá-lo em prática de maneira mais segura; saúde física e emocional promovidas pela prática; Incidentes com Invertebrados marinhos e dulcicolas e com vertebrados marinhos.

12- “Estratégias de planejamento e conservação no mar e na zona costeira.” – Dra. Fernanda Terra Stori – IO-USP

Vagas restantes: 14

Ementa
O curso abordará as políticas ambientais que versam sobre o planejamento e a conservação no mar e na zona costeira brasileira, em especial, no Estado de São Paulo. Serão abordados aspectos sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, sobre o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, Zoneamento ecológico Econômico na Baixada Santista e no Litoral Norte do Estado de São Paulo, bem como sobre a gestão das Áreas Marinhas Protegidas do Litoral Paulista. Ainda, serão expostas as estratégias de Planejamento Espacial Marinho no mundo e como esta nova abordagem vem se expandindo no Brasil.
14h – 16h30

13- “Esclarecimento da periculosidade do tubarão: aspectos da biologia, anatomia e comportamento dos peixes” (Teórico e prático) – Prof. Dr. Alberto Ferreira Amorim e Prof. Doutorando Eduardo Malavasi Bruno – Instituto de Pesca

VAGAS ESGOTADAS

Ementa
Estudo da diversidade e distribuição de espécies de peixes (ósseos e cartilaginosos) no ambiente marinho, sob o efeito dos diferentes tipos de exploração, influência dos impactos antrópicos sobre o ecossistema e a atividade pesqueira, conceitos básicos de biologia e sistemas fisiológicos e órgãos sensoriais de peixes.

14- Workshop “Ecologia de peixes de riacho” – Profa. Dra. Ursulla Pereira Souza (coordenadora) – UNISANTA; Dr. Fabio Cop Ferreira – UNIFESP, campus Baixada Santista; Dra. Gislene Torrente Vilara – UNIFESP, campus Baixada Santista; Prof. Dr. Mauricio Cetra – UFSCar, campus Sorocaba; Prof. MSc. João Alberto dos Santos Paschoa – UNISANTA.

Vagas restantes: 18

Ementa
A estrutura física dos rios e riachos e as comunidades de peixes. Estudo de caso de alternativas de ações de restauração das comunidades de peixes e o papel da fonte de propágulos proveniente dos riachos que devem estar preservados. Técnicas de coleta de peixes nos riachos, com ênfase em pesca elétrica. Metacomunidades de peixes de riachos em gradientes ambientais. A ictiofauna de riachos do alto rio Madeira. Diversidade beta espacial e temporal em macroinvertebrados de riachos. Ecologia trófica e história de vida de peixes de riachos.

15- “Derramamento de Petróleo: planos de emergência e resposta à fauna oleada” – Ministrantes: M.V. MSc. Valeria Ruoppolo, M.V. MSc Claudia Nascimento, Biol. PhD Camila Mayumi e Biol. Carolina Galvão – Aiuká Consultoria em Soluções Ambientais.

VAGAS ESGOTADAS

Ementa
* Panorama histórico dos derramamentos de Petróleo no Brasil e no Mundo   * Licenciamento ambiental na indústria de Energia e Petróleo Offshore   – Legislação   – Ferramentas e mecanismos   * Noções de estratégias de resposta   * Caracterização da fauna vulnerável   * Efeitos do óleo na fauna   * Noções de reabilitação e manejo de fauna oleada  

16- ““Ferramentas didáticas voltadas para o ensino de biologia marinha” (Teórico e prático) – MSc. Amanda Alves Gomes – Grupo CienciAção.

Vagas restantes: 12

Ementa
Parte 1: Breve apresentação sobre algumas ferramentas didáticas que podem ser utilizadas o ensino de biologia marinha e conservação do ambiente marinho.   Parte 2: Desenvolvimento do minicuros com a utilização de jogos e brinquedos científicos sobre o tema.  

17- “Manguezais e Marismas” – Prof. Dr. João Marcos Miragaia Schmiegelow – UNISANTA

Vagas restantes: 17

Ementa
A importância da produção primária. Quem são as angiospermas. Manguezais: definição, distribuição e características. Marismas: definição, distribuição e características. Importância desses grupos para a diversidade e abundância dos organismos marinhos costeiros. Importância da conservação destes ecossistemas nas costas brasileiras. Importância desses ecossistemas no controle do efeito estufa e como serão afetados pelo aquecimento global. Também serão apresentadas as principais técnicas de estudo, inclusive para monitoramento.

18- “Etnoecologia e Conservação de Recursos Naturais” – Prof. Dra. Milena Ramires e Prof. Dra. Mariana Clauzet – UNISANTA.

Vagas restantes: 20

Ementa
A Etnoecologia estuda o conhecimento ecológico local que populações humanas possuem sobre ambientes e recursos naturais. Este conhecimento tem sido aplicado em práticas de conservação e proporcionado avanços científicos, bem como, ampliado o conhecimento sobre aspectos socioambientais das interações entre as populações humanas e o ambiente e os conflitos delas recorrentes. Este mini curso tem como objetivo introduzir conceitos da etnoecologia aplicada à conservação e aprofundar os conhecimentos através de estudos de casos específicos. Para tanto, serão abordados temas como Teoria etnoecológica; Etnoecologia abrangente; Etnoconservação em Áreas Protegidas; Etnoecologia e manejo de recursos naturais; Exemplos de pesquisas no Brasil e no mundo. Aspectos metodológicos, ética, legislação e conflitos socioambientais de populações locais também serão assuntos deste mini curso.

19- “Consultoria ambiental: desafios e adequações para diagnósticos em ecologia marinha” – Dra. Gabriela R. Vera Clauzet – IO-USP / G&G Tecnologia e Inovação em Soluções Ambientais

VAGAS ESGOTADAS

Ementa
Cada vez mais as questões ambientais são temas de discussões nas políticas públicas, e os órgãos ambientais vêm aumentando as exigências para execução e funcionamento de empreendimentos com potencial poluidor através das leis e normas técnicas para emissão de licenças (EIA/RIMA). No entanto, nem sempre as exigências cumprem requisitos científicos para análises ecológicas. Recentemente, com o aumento de atividades potencialmente poluidoras em ambientes marinhos e estuarinos, a demanda para diagnósticos ambientais nesses ecossistemas vem aumentado, assim como a demanda de novas especificações e adequações das normas técnicas que já estão bastante consolidadas em áreas continentais. A normatização técnica para caracterização dos ambientes marinhos encontra-se bastante específica para comunidades planctônicas e bentônicas, no entanto para que um diagnóstico seja completo, é necessária uma visão holística do ambiente que inclua todos os grupos da biota aquática e suas interações entre si e com o meio, para que os resultados possam ser melhor interpretados visando a previsão e dimensão dos impactos, ações de remediação, compensação e principalmente para compor um monitoramento adequado desses sistemas, garantido o menor impacto e risco para a biota. Nesse sentido, esse curso tem como objetivo expor algumas normas e exigências técnicas dos órgãos ambientais e abrir discussões sobre adequações e novas possibilidades para o diagnóstico ecológico dos ambientes marinhos e estuarinos no Brasil e no estado de São Paulo, bem como ressaltar lacunas importantes de informações e interações entre as instituições de pesquisa científica, órgãos ambientais e as empresas de consultoria ambiental.

20- “O uso do R.O.V. (Veículo Subaquático Operado Remotamente) nas pesquisas científicas”(Teórico e prático) – Oceanógrafa Giovana Ciongoli, Biol. Amanda Aparecida Carminatto – NUTECMAR; Dr. Walter Barrella – LABOMAC UNISANTA

Vagas restantes: 16

Ementa
Tem como objetivo mostrar a aplicabilidade dos ROVs como ferramenta em pesquisas subaquáticas de caráter biológico, oceanográfico, geológico e arqueológico. Conteúdo: O que é um ROV; Histórico; Diferença entre ROV e AUV; Classes de ROVs; Controles de gravação de imagem; Overlay; Assistente de cabo – Tender; TMS; Manipuladores; Aplicações Offshore; Aplicações Inland; Aplicações em Pesquisas Ambientais; Acessórios.

21- “Bioecologia e Pesca de Cefalópodes” – Prof. Dr. Rodrigo Silvestre Martins – UNIFESP

Vagas restantes: 12

Ementa
Instrumentalizar os participantes sobre aspectos gerais da biologia (taxonomia, fisiologia, reprodução, comportamento), ecologia (papel nas relações tróficas marinhas e impacto das mudanças climáticas no ciclo de vida) e pesca de cefalópodes (produção mundial e fatores que impactam as pescarias), dando destaque nas tendências contemporâneas de pesquisas sobre o grupo. Dia 07: Caracterização geral do grupo, filogenia e taxonomia dos cefalópodes recentes, ciclo reprodutivo em coloidea e nautiloidea, comportamento. Dia 08: Cefalópodes como presas. Cefalópodes como predadores. Impactos das mudanças climáticas sobre o grupo. Dia 09: Cefalópodes como recursos pesqueiros. Cefalópodes como fonte de biomateriais.

22- “Algas marinhas e a sociedade: biologia, potencialidades e perspectivas” – MSc. André Luís Faccini – UNISANTA; Mestranda Fabiana Marchi dos Santos – USP

Vagas restantes: 23

Ementa
Algas marinhas são ecologicamente importantes nos mares e oceanos, pois dentre outros aspectos, constituem a base da maior parte das cadeias alimentares. Além disso, esse recurso natural é de grande interesse para a indústria alimentícia, têxtil e biotecnológica, tendo em vista seu teor nutricional e suas propriedades gelificantes, estabilizantes e emulsificantes conferidas pelos ficocolóides. O interesse em algas marinhas tem se estendido ainda no estudo de compostos ativos naturais que por ventura venham substituir o uso de compostos sintéticos em tratamento de doenças, produção de biocombustível, etc. Apesar da grande importância destes organismos, a população de forma geral desconhece tais potencialidades. Com relação à classificação das algas marinhas em grupos taxonômicos, pode-se ressaltar que grandes mudanças vêm ocorrendo em decorrência dos avanços da biologia molecular. Desta forma, este curso propõe discutir sobre os potenciais usos, bem como as perspectivas de trabalho com algas marinhas no Brasil. Além disso, visa discutir sobre os avanços e modificações na classificação taxonômica desses organismos em nível de grandes grupos.

23- “Cetáceos e Baleia Franca: Biologia, Ameaças e Conservação.” – Biol. Gabriela Mendonça Soares Godinho – Instituto Baleia Franca.

VAGAS ESGOTADAS

Ementa
O minicurso trata-se de fundamentos e introdução aos cetáceos, abordando desde a sua evolução e adaptações. O foco principal é a baleia franca, espécie encontrada principalmente na região de Santa Catarina entre os meses de julho a novembro. São apresentados os trabalhos da instituição em prol da conservação da espécie e meio ambiente, junto da apresentação do programa de voluntariado existente na ONG. Os objetivos gerais são compreender a biologia dos cetáceos, a importância da migração das espécies, em especial a baleia franca, abordando as pesquisas relacionadas à espécie na região, e as principais ameaças que os cetáceos em geral encontram.

24- “Ecologia do Ecossistema Antártico.” – Dra. Francyne Elias-Piera – UFRJ

VAGAS ESGOTADAS

Ementa
A Antártica é um ecossistema isolado, inóspito e com características próprias. Mas será que a Antártica está mesmo tão isolada e distante de nós? Este minicurso tem por objetivos abordar a geografia do continente antártico, a história do descobrimento da Antártica; entender a adaptação, principalmente, dos organismos bentônicos antárticos; e esclarecer qual a influência da Antártica nos outros continentes e porque ela é chamada de “refrigerador” do mundo.