Ementas

01- “Identificação das principais famílias de Actinopterygii (peixes ósseos) ocorrentes no Litoral Brasileiro”

Caracterização, ecologia e importância das ordens Elopiformes, Albuliformes, Anguilliformes, Clupeiformes, Siluriformes, Aulopiformes, Lampriformes, Polymixiiformes, Gadiformes, Ophidiiformes, Batrachoidiformes, Lophiiformes, Mugiliformes, Atheriniformes, Beloniformes, Beryciformes, Zeiformes, Gasterosteiformes, Scorpaeniformes, Pleuronectiformes e Tetraodontiformes.

02- “Ativismo marinho mudando o mundo – uma abordagem para adultos e crianças”

Em breve

03- “As Formações Florestais Litorâneas do Estado de São Paulo e sua Avifauna”

Serão apresentadas as principais fisionomias vegetais do litoral de São Paulo, e como sua avifauna encontra-se distribuída nesses ambientes. No presente mini-curso serão apresentadas técnicas de estudo e avaliação ambiental desses ambientes, utilizando-se as aves como bio indicadoras

04- “Manejo de Animais em Área Urbana”

Discussão e treinamento de diversas estratégias de manejo e controle de animais silvestres ou domésticos nas áreas urbanas: Diferenciação do conceito de animal de estimação; Declaração universal dos direitos animais; Políticas e de educação sanitária; Técnicas de conscientização da comunidade; Ética e defesa animal; Ongs e trabalho voluntário; Atrativos urbanos e fauna silvestre.

05- “Doenças de peixes”

Apresentação das principais doenças que acometem os peixes. Caracterização dos sintomas, evolução da enfermidade e métodos de controle. Caracterização genética dos agentes patogênicos.

06- “A história natural e o comportamento dos golfinhos rotadores (Stenella longirostris) e os Rotadores de Noronha”

Breve introdução sobre a história e ocupação do ambiente aquático pelos mamíferos, seguindo pela divisão e adaptações dos mamíferos marinhos (Pinípedes, Sirênios e Cetáceos). Cetáceos características e diferenças entre Misticetos e Odontocetos… seguindo, Delphinidea – Stenella – S. longirostres (Golfinho-rotador) – S. l. longirostres (rotadores de noronha) e por fim, as atividades e o Projeto Golfinho Rotador.

07- “Ecologia do Ictioplâncton: as larvas de peixes e o ambiente ao seu redor”

A maioria dos teleósteos marinhos possui uma fase larval planctônica, independentemente do seu habitat na fase adulta. Diversos fatores físicos e biológicos operam em diferentes escalas espaciais e temporais, influenciando a distribuição e a sobrevivência das larvas de peixes, entre outros aspectos de sua biologia e ecologia. Assim, nesse minicurso serão abordadas questões fundamentais para o conhecimento da ictiologia e da biologia pesqueira, a partir do estudo dos ovos e larvas de peixes. 1- a descoberta da fase planctônica; 2- adaptações à vida planctônica, 3- desenvolvimento larval; 4- alimentação e condição nutricional, 5- crescimento, 6- transporte, distribuição, migração, conectividade, 7- assembleias, 8- variação temporal, 9-equipamento de coleta; 10-amostragem qualitativa e quantitativa; 11-planejamento.

08- “Esclarecimento da periculosidade do tubarão: aspectos da biologia, anatomia e comportamento dos Chondrichthyes”

Serão abordado: – aspectos gerais dos Chondrichthyes; – sistemas fisiológicos e sensoriais; – comportamento de alimentação, reprodução, defesa de território; – debate: ataques de tubarão ao homem.

11- “Técnicas E Metodologias Utilizadas no Estudo de Raias Mantas pelo Mundo – PROJETO MANTAS DO BRASIL”

Em breve

12- “Ecotoxicologia Aquática”

Introdução à Ecotoxicologia; conceitos e definições; poluição aquática; principais classes de contaminantes; destino dos contaminantes nos organismos e no ambiente; efeitos dos poluentes nos organismos, populações e comunidades; organismos indicadores de qualidade ambiental; testes ecotoxicológicos com organismos aquáticos e marinhos; relações dose/resposta; avaliação e identificação da toxicidade de efluentes; monitoramento e métodos integrados de avaliação ambiental; amostragem em campo e armazenamento de amostras; poluentes emergentes; aspectos legais.

13- “Ecologia de Ilhas e sua Biota Marinha”

Introdução à ecologia de ilhas; biodiversidade; fundamentos de Biologia Marinha e Oceanografia; ecossistemas costeiros e insulares; conceitos básicos de biogeografia de ilhas; conservação ambiental aplicada a ilhas; organismos marinhos do entorno insular; ilhas do Brasil e do mundo.

14- “Técnicas de Estudo de Mamíferos Marinhos”

O minicurso abordará as principais técnicas utilizadas na pesquisa de mamíferos marinhos, abordando a classificação, técnicas de estudos de comportamento, fotoidentificação, monitoramento de encalhe e capturas acidentais, técnicas de necropsia, estimativa de parâmetros biológicas (idade, crescimento, reprodução, parasitologia, anatomia e dieta).

15- “Técnicas de Estudo em Morfologia de Teleósteos”

O curso tem por objetivo explorar diferentes técnicas de estudo que visam facilitar a observação de estruturas morfológicas em teleósteos. Tais estudos, seja em nível macro ou microscópico, são de extrema importância para o entendimento dos sistemas orgânicos e podem subsidiar estudos taxonômicos, evolutivos, ecológicos e comportamentais destes animais.

16- “Zooplâncton: Introdução, métodos de análise e a utilização como biondicadores ambientais em ambientes aquáticos”

Este minicurso proporcionará aos discentes a compreensão dos aspectos biológicos e ecológicos do zooplâncton de ambientes continentais e marinhos. O participante terá a oportunidade de aprender sobre metodologias de coleta, análise e estatística aplicada. A taxonomia dos principais grupos (Copepoda, Cladocera e Rotifera) será abordada para compreensão dos caracteres utilizados na identificação das espécies. A relação dessa comunidade como bioindicador ambiental de ecossistemas aquáticos será demonstrado.

17- “Ecologia de Peixes de Riachos”

Em breve

18- “Cultivo de Moluscos Marinhos”

Em breve